quinta-feira, 29 de novembro de 2007

“Pelourinho é lugar mais seguro de salvador”

Muito se fala da situação do pelourinho e os problemas que o rodeia. Dentro de tantas reclamações a segurança no local é um problema constantemente lembrado pela sociedade. Em suas ruas estreitas a quantidade de mendigos assusta e os turistas ficam acuados por vendedores e pedintes que insistem e amedrontam para conseguir algum dinheiro.
Na opinião do estudante João Paulo Borges morador do bairro de Brotas, o pelourinho não esta tão ruim como aparece na mídia. “O pelourinho já foi pior, hoje pode andar mais tranquilamente, sem temer como antigamente. Só tinha ruas escuras e nenhum policial à vista” disse João.



Atualmente os policiais estão presentes no local durante todo o dia, circulando em carrinhos e também permanecem fixo em pontos estratégicos. O soldado Petrônio que cuida da segurança do largo do São Francisco, afirma que o pelourinho é o lugar mais seguro de Salvador e responsabiliza outras instituições dos problemas no pelourinho. “A policia faz a parte dela, falta os outros órgãos fazer a deles” afirmou o Soldado. Um trio de mulheres vindas do Rio de Janeiro para passar o fim de semana em Salvador eram logo identificadas como turistas no pelourinho e em seguida abordadas por pedintes, vendedores e moleques de rua, assim que saiam de uma das lojas de lembranças. Apesar da inconveniência causada por esse problema e o pessimo estado de conservação do local, uma das visitantes, diz se sentir segura no pelourinho. “Eu acho que não tem problema, ontem mesmo quando vim dar um volta tinha bastante policiais”. Afirmou Marcela Motta.

Nenhum comentário: